Sondagens arqueológicas

Para terem uma noção do trabalho arqueológico que foi executado na Rua de D. Hugo vamos descrever os passos de uma intervenção que um edifício sito numa das ruas mais antigas do Porto sofreu.

Dada a localização do edifício e o tipo de intervenção a que este ia ser sujeito, nós, equipa de arquitectura, já estávamos a espera que as sondagens arqueológicas fossem um dos requisitos pedido pelas entidades licenciadoras. Quando assim é, contactamos o gabinete de arqueologia da Câmara Municipal do Porto com o intuito de solicitar a elaboração de um caderno de encargos, normalmente elaborado por eles próprios, para junto das empresas de arqueologia obtermos os orçamentos. Como os trabalhos de arqueologia são pagos pelos proprietários dos prédios, é sempre um factor importante neste tipo de obras.

O caderno de encargos elaborado pela Câmara Municipal definia como necessário uma sondagem arqueológica de 8m2 no mínimo.

A equipa de arqueologia escolhida para elaborar o trabalho foi a Mola Olivarum e a direcção científica foi assumida pelo Dr. Carlos Alberto Brochado de Almeida, pela Drª Sofia Rodrigues da Cruz Pinho Soares e pela Drª Marta Miranda Guedes. Os trabalhos tiveram duas fases, onde na 1ª fase foram escavados dois quadrados de 2x2m distribuídos pelo espaço da cave. A 2ª fase foi efectuada para aumentar o quadrado onde foi encontrado um lajeado, com o intuito de  perceber melhor a sua distribuição.

Arqueologia - muralha

Arqueologia - lajeado

A muralha encontrada num dos quadrados da sondagem, conforme relatório sondagens “Tipologicamente, poderá ser um muro defensivo idêntico aos que se encontram nos castros. Contudo os estratos arqueológicos escavados, com os quais tem uma relação estratigráfica, só possuem materiais enquadráveis no Mundo Romano. Este dado pode ser indiciar que esta estrutura, embora mais antiga, foi sendo aproveitada e reformulada durante o Mundo Romano. Todavia, as intervenções arqueológicas realizadas nas imediações desta habitação, nomeadamente no Antigo Aljube Eclesiástico, detectaram uma estrutura com características semelhantes. Aí e o que parece, foi possível conotá-la com níveis arqueológicos da Idade do Ferro. “

Relativamente ao lajeado o relatório das sondagens refere o seguinte: “Durante a Romanização, provavelmente  já na sua fase final, construiu-se um lajeado, que foi assente sobre uma camada de preparação. Para além das pedras graníticas de diversos tamanhos e formas, possui uma característica curiosa. No espaço entre duas ou mais pedras encontraram-se diversos fragmentos de tégula. Esta característica remete a sua cronologia para um momento situado entre o final do Mundo Romano e a Alta Idade Média. Portanto, a sua construção é bastante posterior à Muralha.”

Mais curiosidades pode ver no Relatório das Sondagens em anexo.

Anúncios

2 Responses to “Sondagens arqueológicas”


  1. 1 Silvia 22/05/2011 às 22:36

    Mais um blog sobre Reabilitação de um prédio da nossa Baixa, que bom! Vou já adicionar aos favoritos e conto vir cá muitas vezes 😉
    Bom trabalho Adriana!

  2. 2 floret 22/05/2011 às 22:40

    Obrigada. 😉


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




Adriana Floret
Adriana Floret - Arquitectura Ldª Rua de Entreparedes, 68
4000-198 Porto
PORTUGAL
Telemóvel: 917405510 Telefone/Fax: 220174595
www.floretarquitectura.com adriana@floretarquitectura.com

Floret Arq. Twitter

Erro: Twitter não está a responder. Por favor espere alguns minutos e recarregue esta página.

Canal Floret Flickr

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos artigos por email.

Junte-se a 137 outros seguidores

Blog Stats

  • 36.653 hits
Anúncios

%d bloggers like this: